03/04/2014 13:52 - Atualizado em 09/01/2016 19:33

Notícias

Um mês de imersão na sétima arte é com o 40° Festival Sesc Melhores Filmes

Colaborador
Colaborador
Arte de Escrever

O Festival Sesc Melhores Filmes chega aos 40 anos em 2014 como uma das mostras de cinema mais tradicionais da cidade de São Paulo.

Criado em 1974, o Melhores é o primeiro festival de cinema da cidade de São Paulo. A mostra oferece a oportunidade de ver ou rever o que passou de mais significativo pelas telas da cidade no ano anterior, em filmes escolhidos de forma democrática por meio de votação de público e crítica especializada.

Neste ano, a festa dos Melhores começa no dia 2 de abril com a noite de abertura e a entrega dos prêmios aos vencedores nas categorias de melhor filme, documentário, ator, atriz, direção, roteiro e fotografia para os filmes brasileiros; melhor filme, direção, ator e atriz para os filmes estrangeiros.

A cerimônia é somente para convidados, mas conta com transmissão e cobertura ao vivo a partir das 19h pela internet.

Quem estiver no CineSesc vai conferir a exibição, em pré-estreia, de Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, longa de Daniel Ribeiro que venceu o prêmio da crítica (FIPRESCI) e o Teddy Award - destinado a longas com temática homossexual - no último Festival de Berlim. A noite acaba por aí, mas é no dia seguinte, 3, que começa a festa para cinéfilos de todas as idades e preferências.

Serão exibidos 54 filmes, 28 estrangeiros e 26 brasileiros, em 101 sessões acessíveis com audiodescrição e legendas open caption.

O CineSesc se dedica ? mostra das produ??es escolhidas como as melhores de 2013 (Foto: Capa do Festival)

Memória afetiva

“Ver o Festival Sesc Melhores Filmes completar 40 anos é a prova de que é possível ter um espaço dedicado ao bom cinema”, comenta a atriz e diretora Helena Ignez, musa atemporal do cinema nacional (do clássico Copacabana Mon Amour). “O CineSesc é responsável pela cinefilia brasileira, pelo estudo da arte. Ter um filme na programação do festival é um selo de qualidade importante para qualquer produção”, ressalta.

Outra frequentadora assídua do espaço é a produtora Sara Silveira, sócia-fundadora da Dezenove Som e Imagens Produções. “O CineSesc é minha casa na rua Augusta e a casa do cinema brasileiro”. Ela ressalta que, para qualquer produtor, poder voltar à telona após o ano de lançamento de sua obra é uma vitória e tanto. “Fazemos filmes para tela grande, claro que o caminho natural pelo DVD e televisão é importante. Mas cinema é cinema”, defende. Sara tem um carinho a mais pelo espaço por ser um dos locais mais frequentados pelo sócio, o diretor Carlos Reichenbach, falecido em 2012. “Nesta edição de 40 anos do festival, evento que Carlão adorava, tenho certeza que ele estará lá na porta do CineSesc para receber os cinéfilos”.

Seleção 40 anos

Como parte das comemorações pelos 40 anos do Festival, a programação conta com a 'Seleção 40 Anos'. Serão exibidos nove clássicos do cinema brasileiro, vencedores da mostra ao longo dessas quatro décadas. Entre eles, destaque para ‘Eles Não Usam Black Tie’, de Leon Hirszman, ‘O Amuleto de Ogum’ e ‘Memórias do Cárcere’, ambos de Nelson Pereira dos Santos e ‘Pixote – A Lei do Mais Fraco’ e ‘Lúcio Flávio – Passageiro da Agonia’, os dois de Hector Babenco, além ‘A Hora da Estrela’, de Suzana Amaral. Todas as sessões da Seleção 40 anos são gratuitas.

Itinerância

Depois de ocupar o CineSesc em abril, o 40º Festival Sesc Melhores Filmes acontece em mais treze cidades do estado de São Paulo durante o mês de maio. Araraquara, Bauru, Bertioga, Birigui, Catanduva, Presidente Prudente, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Preto, São Caetano, São Carlos, Sorocaba e Taubaté recebem exibições dos filmes.

Como boa habituée e realizadora de muitos dos filmes que ganham espaço no Melhores, Sara Silveira define bem o espírito da mostra: “É uma festa para o público e para nós, profissionais do cinema. E que venham os 50, 60 e os 100 do festival!”

Confira toda a programação do 40 Festival Sesc Melhores Filmes em:http://bit.ly/FestivalSescMelhoresFilmes

Deseja ser um colaborador do Portal? Escreva para contato@artedeescrever.com.br e saiba como.

Comentários

Relacionadas

Publicidade

Facebook